Cursos

Todos os cursos oferecidos pelo centro espírita são gratuitos, requerendo apenas a participação dos interessados. Alguns dos cursos que possuem um programa fechado de aulas, tem limite de data para o ingresso de novos alunos.
Abaixo é possível encontrar maiores detalhes. Qualquer dúvida entre em contato conosco para esclarecimentos.

Evangelização Infantil

Objetivo

Proporcionar a convivência fraterna à luz do Espiritismo. Cultivar no espírito da criança o entendimento da prática do bem.
A Evangelização Infantil é dividida em duas partes. A primeira parte é trabalhada como integração e recreação das crianças e na segunda parte do trabalho, as crianças são separadas pelo nível etário e conduzidas às salas para aulas de uma hora de duração, onde são trabalhadas: prece, música, recreação e muito carinho.
No mesmo período é oferecida aos pais e responsáveis aulas de vivência familiar e orientação espiritual na Escola de Pais.

Reuniões

As classes da Evangelização Infantil funcionam em aulas de 60 minutos, sendo que em cada sala há um ou dois evangelizadores.

Direção

A direção da Evangelização Infantil é de responsabilidade de apenas um dirigente, que também é o responsável pela primeira parte. Para a segunda parte cada sala de aula conta com até dois evangelizadores para o trabalho direcionado a cada turma.

Participantes

Crianças entre as idades de 0 a 12 anos.

Programa de Atividades

O programa da Evangelização Infantil é dividido da seguinte forma:
• CICLO MATERNAL – de 0 a 3 anos.
• CICLO JARDIM – de 4 a 6 anos.
• CICLO PRIMÁRIO – de 7 a 9 anos.
• CICLO INTERMEDIÁRIO – de 10 a 12 anos.

Pré-mocidade e Mocidade Espírita

O que é?

É um programa organizado para proporcionar ao jovem a vivência do Cristianismo como proposta essencial de aperfeiçoamento moral.

Objetivos

Dar ao jovem uma formação moral e intelectual sólida sobre a qual ele construirá sua vida, e onde encontrará forças para conhecer a si mesmo e o mundo, diante da realidade em que vive. Promover a construção de uma base religiosa e moral, preparando o jovem para assumir uma posição participativa na sociedade, através de sua coragem e dinamismo.

Reuniões

As reuniões são semanais com duração de 90 minutos.

Direção

A direção da turma é composta basicamente por um Dirigente e um Secretário.

Participantes

Qualquer jovem com idade entre 12 e 13 anos, para a Pré-mocidade.
Qualquer jovem com idade entre 14 e 18 anos, para a Mocidade.

Programa de Atividades

O programa é composto de 106 aulas, divididas em dois ciclos: o primeiro ciclo trabalha mais a moral e o segundo mais a parte científica da Doutrina Espírita.
A mocidade também participa de atividades com músicas, teatros e outros que a Casa Espírita possa oferecer. Participa ainda de encontros com mocidades de outros centros espíritas, bem como: Encontro Regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no Carnaval em Encontro Geral de Mocidades da Aliança.

Curso Básico de Espiritismo

O que é?

É um curso informativo sobre a Doutrina Espírita. Seu programa é rápido e de natureza simples e objetiva, buscando esclarecer os conceitos básicos do Espiritismo.

Objetivo

Informa ao aluno sobre o histórico e os princípios básicos do Espiritismo, preparando-o para ingressar em uma Escola de Aprendizes do Evangelho.

Reuniões

São reuniões semanais com duração de 90 minutos.

Direção

A direção da turma é composta basicamente por um Dirigente e um Secretário.

Participantes

As inscrições são abertas ao público sem qualquer restrição.

Programa de Atividades

O programa é composto de 17 aulas. A bibliografia básica para todas as aulas é o livro: Entendendo o Espiritismo da editora Aliança.

Escola de Aprendizes do Evangelho

O que é?

Não se trata de um curso como habitualmente se entende a partir da palavra escola, mas sim um processo de Iniciação Espiritual baseado no Evangelho de Jesus.
É um programa organizado para proporcionar a vivência do Cristianismo como proposta essencial de aperfeiçoamento moral da humanidade através da reforma intima do ser.
Busca a renovação do homem em seus sentimentos, pensamentos e atitudes, proporcionando-lhe experiências de verdadeiro auto-conhecimento e despertamento de seus ideais divinos.

Objetivo

Não é um curso comum de preparação teórica, mas a oportunidade que o aprendiz tem para adestrar suas forças, sem temor e represálias, terçar armas contra si mesmo, isto é, contra todas as suas imperfeições, e provar para si próprio que está combatendo por decisão própria sem engodos ou forçamento, visando seu próprio engrandecimento espiritual.

Reuniões

Os encontros da turma são semanais com 90 minutos de duração.

Direção

A direção da turma é composta basicamente por um Dirigente e um Secretário.

Participantes

As inscrições de uma turma de EAE são abertas ao público, sem qualquer restrição, seja de ordem religiosa, material ou pessoal .
No caso de pessoas que tem pouco conhecimento sobre o Espiritismo é sugerido que realize primeiro o Curso Básico de Espiritismo.
Para jovens até 18 anos, devido a sintonia etária é sugerido seu ingresso nos cursos apresentados acima que são exclusivos para faixas etárias específicos.

Programa de Atividades

Tratando-se de uma escola de natureza iniciática, as aulas não possuem cunho acadêmico. Sua apresentação visa ao processo de renovação do ser.
Os livros básicos para o programa de aulas são: “Iniciação Espírita” (Diversos Autores) e o livro: “O Redentor” de Edgard Armond. O livro “Guia do Aprendiz”, do mesmo autor, é também usado para melhor compreensão.
O programa é composto de 118 aulas. Após a conclusão destas aulas é sugerido a realização do estudo do “Livro dos Espíritos”.

Curso de Médiuns

O que é?

É um curso de preparação teórico-prático de médiuns, destinado a alunos do 3º ano ou que já concluiu a Escola de Aprendizes do Evangelho e que atingiu o grau de servidor.

Objetivo

Sua finalidade é educar os médiuns para o desenvolvimento e uso da mediunidade voltada para os trabalhos evangélicos tendo como base os princípios da Doutrina Espírita.

Reuniões

As reuniões são semanais, com 90 minutos de duração.
O roteiro de uma reunião da parte teórica é muito semelhante ao das aulas de Escola de Aprendizes do Evangelho.

Direção

A direção é composta por um dirigente, um auxiliar e um secretário.
O dirigente deve ser membro da Fraternidade dos Discípulos de Jesus.

Participantes

Podem ser inscritos no Curso de Médiuns todos que concluíram a Escola de Aprendizes do Evangelho ou aqueles alunos que estiverem cursando o mesmo e já atingiram o grau de Servidor.
O afastamento da Escola de Aprendizes do Evangelho implicará no desligamento automático do Curso de Médiuns.

Programação

O programa do Curso de Médiuns apresenta 72 aulas.

Tire suas dúvidas aqui Consulte os nossos horários aqui

Aguardamos sua visita